Dicionário de "colocações" (collocations)
Thread poster: Eric Dos Santos
Eric Dos Santos
Eric Dos Santos
France
Local time: 18:02
Member (2010)
Italian to Portuguese
+ ...
Feb 22, 2012

Boa tarde!

Outro dia estava lendo no fórum italiano sobre o lançamento de um dicionário de "collocations" de italiano e me perguntei se há algo parecido em português. Em inglês há uma infinidade de dicionários desse gênero que auxiliam à escrita, tornando-a mais rica, mas ao mesmo tempo contribui à coesão lexical, ajudando a encontrar combinações corretas de palavras que transmitem um estilo mais fluente, variado e moderno. Algum colega conhece uma obra assim em portug
... See more
Boa tarde!

Outro dia estava lendo no fórum italiano sobre o lançamento de um dicionário de "collocations" de italiano e me perguntei se há algo parecido em português. Em inglês há uma infinidade de dicionários desse gênero que auxiliam à escrita, tornando-a mais rica, mas ao mesmo tempo contribui à coesão lexical, ajudando a encontrar combinações corretas de palavras que transmitem um estilo mais fluente, variado e moderno. Algum colega conhece uma obra assim em português?

Obrigado e bom trabalho!

Eric



[Modificato alle 2012-02-22 14:21 GMT]
Collapse


 
Christina Paiva
Christina Paiva  Identity Verified
Brazil
Local time: 14:02
Portuguese to English
+ ...
Dicionário... Feb 23, 2012

Oi Eric

Só conheço 'collocations' in English...

Quando eu tenho alguma dúvida gramatical/ de colocação eu uso o Houaiss eletrônico (2009) que tem uma ferramenta de pesquisa reversa. A pesquisa faz uma lista com todos os verbetes que contêm a palavra em questão e exemplos de sentenças.

Veja este exemplo no verbete 'gramatical':

formado segundo as regras de uma gramática; bem formado (p.ex., a frase este ônibus ir para Copacabana?, q
... See more
Oi Eric

Só conheço 'collocations' in English...

Quando eu tenho alguma dúvida gramatical/ de colocação eu uso o Houaiss eletrônico (2009) que tem uma ferramenta de pesquisa reversa. A pesquisa faz uma lista com todos os verbetes que contêm a palavra em questão e exemplos de sentenças.

Veja este exemplo no verbete 'gramatical':

formado segundo as regras de uma gramática; bem formado (p.ex., a frase este ônibus ir para Copacabana?, que um falante nativo não falaria mas pode ser dita por um estrangeiro, embora compreensível, não é gramatical; já a frase Eu vi ele hoje é gramatical, segundo a gramática da variante informal do português brasileiro)

e 'colocação':

Rubrica: gramática, linguística.
ordem dos vocábulos na frase e sua disposição com relação aos outros termos
Exs.: c. dos pronomes átonos
sintaxe de c.
Collapse


 
Katia Perry
Katia Perry  Identity Verified
Brazil
Local time: 14:02
Member (2007)
English to Portuguese
+ ...
Dicionário de locuções e expressões da língua portuguesa Feb 24, 2012

Olá Eric,

na verdade, não conheço. Mas comprei recentemente (estou aguardando a entrega) o dicionário do título. Espero que seja algo do tipo "collocations" em português.

Se quiser dar uma olhada, você pode encontrá-
... See more
Olá Eric,

na verdade, não conheço. Mas comprei recentemente (estou aguardando a entrega) o dicionário do título. Espero que seja algo do tipo "collocations" em português.

Se quiser dar uma olhada, você pode encontrá-lo em

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3697688/dicionario-de-locucoes-e-expressoes-da-lingua-portuguesa/
Collapse


 
Eric Dos Santos
Eric Dos Santos
France
Local time: 18:02
Member (2010)
Italian to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
obrigado! Feb 24, 2012

Obrigado Christina e Perry pela participação de vocês! O Houaiss com certeza deve ajudar, mas não é exatamente o que eu tinha em mente. Dei uma olhada no link e o dicionário que você comprou parece ser muito bom (pena que vivendo fora do Brasil não posso comprá-lo também).

Algo que acho útil é fazer pesquisa em textos oficiais (ensaios, estudos, artigos) e/ou enciclopédias, bem como em jornais online para verificar a combinação lexical que pretendo usar.
Agrade
... See more
Obrigado Christina e Perry pela participação de vocês! O Houaiss com certeza deve ajudar, mas não é exatamente o que eu tinha em mente. Dei uma olhada no link e o dicionário que você comprou parece ser muito bom (pena que vivendo fora do Brasil não posso comprá-lo também).

Algo que acho útil é fazer pesquisa em textos oficiais (ensaios, estudos, artigos) e/ou enciclopédias, bem como em jornais online para verificar a combinação lexical que pretendo usar.
Agradeço novamente vocês, e se algum outro colega lusófono tiver alguma ideia, ficaria grato se a compartilhasse conosco.

Eric
Collapse


 
Fabio Hirata
Fabio Hirata  Identity Verified
Brazil
Local time: 14:02
English to Portuguese
Happy Couples Mar 27, 2012

Olá, Eric!

Eu tenho o Happy Couples - Dicionário de Colocações Lexicais Adjetivas, da Disal. Acho bem útil, na falta de um dicionário desse tipo. Acho que vale a pena dar uma olhada.

(Sem querer fazer jabá, mas dois dos autores do livro, a Alzira e o Adauri, foram meus professores na graduação hahaha).

... See more
Olá, Eric!

Eu tenho o Happy Couples - Dicionário de Colocações Lexicais Adjetivas, da Disal. Acho bem útil, na falta de um dicionário desse tipo. Acho que vale a pena dar uma olhada.

(Sem querer fazer jabá, mas dois dos autores do livro, a Alzira e o Adauri, foram meus professores na graduação hahaha).

http://www.disal.com.br/detalhes/index.asp?A1=631350484921&A2=C&codigo=165584.1&Tipo_Loja=
Collapse


 
Eric Dos Santos
Eric Dos Santos
France
Local time: 18:02
Member (2010)
Italian to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigado! Mar 27, 2012

Olá Fábio!

Essse dicionário deve ser muito bom! Vou me informar como funciona a questão da entrega para o exterior. Espero que seja possível.

Obrigado


 
Base de Dados - colocações em Português Sep 20, 2018

Boa noite,

Achei uma tese de doutorado onde a autora criou um base de dados de colocações em português:
http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/21784/3/2016_tese_jllopes.pdf


Eric Dos Santos
 
Viviane Marx
Viviane Marx  Identity Verified
Local time: 18:02
German to Portuguese
+ ...
Fnac Portugal Sep 21, 2018

Eric,
Na Europa encontro geralmente livros brasileiros na Fnac Portugal. Aqui:
https://www.fnac.pt/SearchResult/ResultList.aspx?SCat=0!1&Search=Dicionário%20de%20Locu��ões+e+Expressões+da+Língua+Portuguesa+&sft=1&sa=0

Ou ainda na Wook Portugal (infelizmente não existe você livro lá)
O preço é salgado, mas tem
... See more
Eric,
Na Europa encontro geralmente livros brasileiros na Fnac Portugal. Aqui:
https://www.fnac.pt/SearchResult/ResultList.aspx?SCat=0!1&Search=Dicionário%20de%20Locu��ões+e+Expressões+da+Língua+Portuguesa+&sft=1&sa=0

Ou ainda na Wook Portugal (infelizmente não existe você livro lá)
O preço é salgado, mas tem-se que levar em consideração os prós e os contras!
Você poderia se informar na Fnac Paris!


[Editada em 2018-09-21 21:07 GMT]
Collapse


 
Viviane Marx
Viviane Marx  Identity Verified
Local time: 18:02
German to Portuguese
+ ...
novamente FNAC Portugal Sep 23, 2018

Não sei porque meu comentário anterior saiu cortado.
Aqui vai o link
https://www.fnac.pt/SearchResult/ResultList.aspx?SCat=0!1&Search=dicionario%20de%20locucoes%20e%20expressoes&sft=1&sa=0

O preço é meio salgado. Precisa considerar os prós e os contras.


 
Eric Dos Santos
Eric Dos Santos
France
Local time: 18:02
Member (2010)
Italian to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
muito obrigado! Oct 12, 2018

Olá Viviane,

muitíssimo obrigado pela informação, vou considerar a sua sugestão sim, parece muito interessante! A obra parece ser bem completa.

Bom trabalho e mais uma vez agradeço e desculpe pela demora.

Eric


 
Eric Dos Santos
Eric Dos Santos
France
Local time: 18:02
Member (2010)
Italian to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
obrigado pela informação! Oct 12, 2018

Katiusha de Moraes wrote:

Boa noite,

Achei uma tese de doutorado onde a autora criou um base de dados de colocações em português:
http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/21784/3/2016_tese_jllopes.pdf


obrigado!


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Dicionário de "colocações" (collocations)






Anycount & Translation Office 3000
Translation Office 3000

Translation Office 3000 is an advanced accounting tool for freelance translators and small agencies. TO3000 easily and seamlessly integrates with the business life of professional freelance translators.

More info »
TM-Town
Manage your TMs and Terms ... and boost your translation business

Are you ready for something fresh in the industry? TM-Town is a unique new site for you -- the freelance translator -- to store, manage and share translation memories (TMs) and glossaries...and potentially meet new clients on the basis of your prior work.

More info »